Blog

Como organizar uma SIPAT?

Saber como organizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), facilita para divulgar informações que promovem a prevenção de doenças e acidentes no trabalho.
Porém, para alcançar esse objetivo é importante realizar atividades com o propósito de conscientizar e orientar os funcionários e criar atitudes positivas para que seja possível corrigir e saber reconhecer as possibilidades de risco.
Além disso, nem todos os funcionários sabem o que é SIPAT, por isso, é fundamental explicar sobre sua importância para garantir que eles participarão do evento.

O que é uma SIPAT?

A SIPAT é obrigatória pelo artigo 157 da CLT, que fala sobre a importância de instruir o empregado sobre os riscos a atividade.
É importante que o evento não seja realizado as pressas, pois precisa ser organizado com antecedência e riqueza de detalhes.
É preciso definir qual será a equipe responsável por promover o evento, quem serão os membros e o coordenador e como as tarefas serão divididas.
Além disso, é importante definir as datas das reuniões que serão necessárias para a organização e a data do evento, para divulgar e receber bem todos os participantes.
A divulgação pode ser feita através de cartazes, avisos nos murais, faixas e em grupos de WhatsApp.

Como definir um tema?

Depois de definir como organizar uma SIPAT, é importante escolher um tema.
As atividades são a razão principal da SIPAT e, por isso, é importante promover palestras sobre assuntos que realmente farão diferença na rotina de trabalho dos funcionários.
Existem muitos assuntos que envolvem a segurança no trabalho e, além de assuntos atrativo, o tema precisa ser útil, para realmente proporcionar melhorias no ambiente de trabalho.
A equipe deve pensar também em maneiras de entreter os funcionários, pois somente dessa forma estimulará a participação no evento.

Custos de uma SIPAT

Assim como qualquer evento, depois de definir como organizar uma SIPAT é importante conversar com a direção da empresa para definir um orçamento.
Para ter argumentos é importante fazer um levantamento de custos com antecedência para que aceitem os argumentos com mais facilidades.
O apoio da direção da empresa é, aliás, fundamental para o sucesso da SIPAT.
Não apenas a SIPAT como toda Segurança do Trabalho na empresa como um todo, deve começar de cima para baixo.
Isso porque, se a direção não apoiar a causa, a Segurança do Trabalho como um todo poderá falhar e colocar a equipe em riscos de acidentes de trabalho.

A escolha do local

Após definir a equipe, escolhe do tema e levantar os custos, é importante definir onde será o evento.
É importante que seja escolhido um local adequado dentro da empresa e, em tempos de coronavírus, ele pode ser virtual.
O local precisa ser confortável, mas principalmente adequado à atividade que será desenvolvida e com espaço suficiente para comportar todos os participantes.
Quando a empresa possuir auditórios e as salas de reunião, são os locais mais indicados para as atividades mais informativas.
Porém, até o pátio da pode ser uma opção interessante, dependendo da finalidade que será trabalhada.

Por fim, é importante salientar a todos a importância de cuidados na segurança do trabalho, como a importância no uso dos EPIs.