Blog

Normas Regulamentadoras: segurança em primeiro lugar

Há mais de 40 anos, o Brasil era apontado mundialmente como o país onde mais havia mortes por acidentes de trabalho. E nessa mesma época foram criadas as primeiras 28 Normas Regulamentadoras.

 

As NRs são um conjunto de regras e instruções, relacionadas à segurança do trabalho, estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego para proteger os funcionários durante o expediente de trabalho. Elas  devem ser aplicadas por todas as empresas do Brasil e foram oficializadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, revolucionando o Sistema de Segurança do Trabalho.

 

Quando as empresas fazem uso dessas normas, elas contribuem para a diminuição dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais. Além disso, mostram a preocupação dos gestores com seus funcionários, garantindo a integridade deles e criando ambientes mais seguros para exercerem o seu ofício.

 

Hoje existem 36 NRs que são relacionadas a equipamentos de segurança, rotulagem de produtos, sinalizações obrigatórias, treinamentos, tipo de armazenamento adequado de materiais e outras normas relativas à segurança no trabalho.

Principais benefícios das NRs

A partir do momento em que as empresas entendem a importância de seguir com práticas saudáveis e seguras em relação aos seus colaboradores, surgem inúmeros benefícios como:

– Redução do afastamento de colaboradores e de pagamento de licenças-médicas;

–  Menos chance de multas decorrentes da fiscalização do Ministério do Trabalho;

– Reconhecimento desse cuidado por parte dos funcionários, melhorando a relação profissional e consequentemente alavancando os resultados operacionais;

– Saúde, segurança e bem-estar de todos.  

 

As Normas também colaboram com princípios previstos na Constituição Federal, como o de preservação da vida e valorização da dignidade das pessoas. Elas também cumprem as condições básicas do Sistema de Segurança do Trabalho referentes à exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho.

 

A segurança dos trabalhadores deve estar sempre em primeiro lugar, e, por isso, a proteção ideal é muito importante. Hoje em dia, com os EPIs, como os da Camper EPI, essa proteção fica muito mais fácil de acontecer. Mas é importante ter seu uso correto, para que o resultado seja o melhor possível, garantindo a segurança e bem-estar de todos aqueles que exercem uma função de risco.

 

Ofereça aos seus funcionários EPIs que possuem certificações e durabilidade. Acesse nosso site e encontre um representante perto de você. http://www.camperepi.com.br